As Curtas-Metragens de Vila do Conde vão finalmente fazer as malas. O cine-teatro Neiva, em recuperação desde 2006, tem inauguração prevista para Julho e os amantes do cinema vão ser os primeiros inquilinos do espaço.

A fachada do cine-teatro continua tapada, mas a organização do festival de Curtas-Metragens já visitou o espaço. Aos olhos de Miguel Dias, as novas salas do Neiva não só trazem “melhores condições à projecção de filmes”, como também “são mais confortáveis para os espectadores”.

O novo cine-teatro, que vai passar a chamar-se Teatro Municipal, vai ter quase o triplo dos lugares do que o habitual auditório municipal (ver caixa). Mas para Miguel Dias, o melhor é ter as salas sempre prontas. “Ao contrário das salas que usámos até agora, que eram improvisadas para funcionarem durante nove ou dez dias, aqui temos duas salas em que não temos de fazer nada, nem improvisar, o que é muito bom”, explica ao JPN.

Lotação triplica

O novo cine-teatro Neiva é um projecto do arquitecto Maia Gomes. Tem uma sala principal com 567 lugares, uma sala polivalente com espaço para 120 pessoas e um anfiteatro na cave com 140 lugares. A obra custa 6,9 milhões de euros. Metade do orçamento é suportada pelo Programa Operacional da Cultura, e cerca de 400 mil euros são fruto de um contrato-programa. O restante é suportado pelo orçamento da autarquia.

Além das salas, a organização das Curtas-Metragens já está a planear levar para o cine-teatro o mercado de curtas-metragens, que assim pode funcionar todo o ano. Para Miguel Dias, o mercado é “um espaço que pode facilmente ser integrado no cine-teatro, mesmo fora das salas de cinema”.

Mas mais lugares não significam obrigatoriamente mais público. Miguel Dias diz que “o programa que se faz para o auditório não pode ser o mesmo que se faz para o novo cine-teatro”, até porque se espera que as novas salas estejam equipadas “com as melhores condições” acústicas e de projecção.

Prazo de inauguração “não pode falhar”

Depois de ter falhado a primeira data prevista para a inauguração do novo espaço, que deveria acontecer em 2008, a Câmara Municipal de Vila do Conde promete agora inaugurar o novo Teatro Municipal em Julho. Miguel Dias adianta que, desta vez, o limite tem de ser cumprido, sob pena de o festival de Curtas-Metragens não arrancar : “Programámos tudo a contar com esse espaço. Se falhar, estas contas saem furadas, e não sei se será possível refazer o programa do festival a tempo”.

Ao JPN, a adjunta do Presidente da Câmara de Vila do Conde, Sara Lobão, falou em “atrasos de alguns equipamentos” e não avançou com um dia para a inauguração, mas garantiu que o Teatro Municipal vai abrir a tempo de receber o festival de cinema.

Programação para o ano inteiro

Por enquanto, ainda não foi atribuída a dinamização do novo Teatro Municipal, mas as actividades devem continuar durante todo o ano. Quanto ao antigo Auditório Municipal, Sara Lobão diz que “continuará em funcionamento”, mas a programação das actividades “ainda está em estudo”.