A Deolinda, banda lisboeta que surgiu em 2006, já conquistou o país. Com influências de jazz, música clássica e sons tradicionais, passando pela incontornável influência do fado, o projecto reuniu à sua volta até os fãs mais improváveis. A próxima visita ao Porto passará pelo Queimódromo do Porto, onde marcam presença a 4 de Maio.

Para Zé Pedro Leitão, que toca contrabaixo e empresta a voz ao grupo, “é simbólico tocar na Queima das Fitas do Porto”. “É como se fosse um festival de verão antecipado”, admite o contrabaixista, falando acerca da dimensão do evento. As expectativas da banda quanto ao concerto de 4 de Maio são altas, tendo em conta a excelente recepção que tiveram no Porto, aquando dos concertos na Casa da Música. “Estamos muito ansiosos por este concerto”, confessa Zé Pedro Leitão. Aos estudantes que rumarem ao Parque da Cidade, o contrabaixista promete um concerto “cheio de movimento e de animação”.

O projecto de música popular portuguesa actua pela primeira vez na Queima das Fitas do Porto por mérito próprio, depois de alcançado um sucesso inesperado entre os mais jovens. Zé Pedro Leitão confessa que esperavam uma adesão por parte de várias faixas etárias, mas que é surpreendente saber que os mais pequenos adoram as suas canções.

“Só estávamos à espera que as pessoas da nossa idade, à volta dos trinta anos, achassem piada à Deolinda (…) Que os adolescentes e até mesmo crianças aparecessem nos concertos e gostassem tanto das músicas ao ponto de as saberem de cor e cantar, isso, sinceramente, não estávamos à espera”, revela Zé Pedro Leitão.

A banda atribui esse fenómeno de popularidade entre os mais novos à sua presença em redes sociais, como o Myspace, o Hi5 ou o Twitter. “Notamos que as pessoas gostam do contacto mais directo com a banda (…) e de certeza que parte do acolhimento que temos junto dos mais jovens virá daí”, atira o contrabaixista.

A popularidade entre os mais novos não é, no entanto, “aproveitada” intencionalmente para atrair mais pessoas para o fado. Segundo refere Zé Pedro Leitão, “Poderemos levar as pessoas a ter mais curiosidade tanto para o fado, como para a música popular portuguesa” mas essa curiosidade que se desperta “não é intencional” por parte da banda.

Quanto a novos projectos, Zé Pedro Leitão adianta que, “muito provavelmente” será lançado álbum novo para o próximo ano, inspirado “nos passeios que ela (Deolinda) vai fazer pelo estrangeiro”, que darão ao novo trabalho novas influências e “novas visões do mundo”.

Outros nomes confirmados

Para além da Deolinda, várias outras bandas já confirmaram presença na edição 2009 da Queima das Fitas do Porto. Entre novidades e “velhos conhecidos”, destacam-se as estreias de Skeezos, Klepht, e Per7ume. COm regresso marcado estão os Blind Zero, Pedro Abrunhosa e os inevitáveis Xutos & Pontapés.

A Queima das Fitas do Porto decorre entre 2 e 9 de Maio.