Desde a passada segunda-feira e 21 de Março, as duas maiores cidades de Portugal irão assistir a uma série de eventos, incluindo palestras, concertos, exposições e ciclos de cinema. O objectivo da iniciativa, organizada pelo Instituto Franco-Português e com o apoio da Bélgica, Canadá, Egipto, França, Grécia, Luxemburgo, Marrocos, Roménia e da Suíça, é comemorar o Dia da Francofonia, que se celebra a 20 de Março.

Apesar da maioria dos eventos – incluindo um ciclo de cinema e uma palestra do filósofo francês Michel Onfray – ter lugar em Lisboa, a Invicta será também palco de algumas palestras, concertos e apresentações.

As actividades começaram esta terça com uma palestra do poeta tunisino Samir Marzouki, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Na quinta feira, os adeptos de slam poetry (um sub-género de poesia fortemente influenciado pelo Hip-Hop) Souleymane Diamanka e John Banzai vão actuar no Contagiarte, regressando, na sexta-feira, para um atelier na École Française do Porto. O programa completa-se com uma série de conferências a ter lugar no ISCAP (dia 19) e na Biblioteca Almeida Garrett (dia 21)

O dia 20 de Março celebra a francofonia desde a fundação, em 1970, da ACCT (Agence de Coopération Culturelle et Technique), actualmente designada de OIF (Organisation Internationale de le Francophonie). A iniciativa original partiu de quatro estados africanos: Senegal, Tunísia, Níger e Cambodja.