É já este fim-de-semana que Vila Nova de Gaia recebe a 24.ª edição do Portugal Fashion. Pela terceira vez consecutiva, a tenda instalada em frente ao El Corte Inglês acolhe o evento, que decorre esta sexta-feira e sábado.

Fátima Lopes, Júlio Torcado, Rita Bonaparte, Anabela Baldaque e Storytailors. São alguns dos nomes da moda nacional que apresentam as suas colecções Outono/Inverno 2009/2010, subordinadas ao tema “Urban Colours”.

Este ano, o Portugal Fashion conta também com algumas novidades. Carlos Gil, estilista que veste a primeira-dama Maria Cavaco Silva, estreia-se, no sábado, na passerelle do certame. De regresso ao Porto estarão o designer Louis de Gama, radicado em Londres, e Felipe de Oliveira Baptista, criador de alta-costura, que apresenta a colecção que levou à Semana da Moda de Paris.

Aposta nos jovens criadores

O evento conta com quinze desfiles e os jovens criadores também vão ter a oportunidade de brilhar. Segundo Rafael Rocha, da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), a organizadora do evento, “o Portugal Fashion continuará a apostar naquilo que é o sangue novo da moda nacional, com um desfile de jovens estilistas”.

Até sábado, o público tem ainda a oportunidade de conhecer e comprar alguns produtos, desde têxtil, calçado e peças de ourivesaria. Tudo porque o objectivo é “democratizar a moda e fazer chegar ao grande público as grandes marcas nacionais”, refere o responsável ao JPN.