Nélson, defesa do Bétis, e Beto, guarda-redes do Leixões, são as grandes novidades na lista de convocados anunciada esta quinta-feira, por Carlos Queiroz, para a dupla missão da selecção portuguesa de futebol com a Suécia, a contar para a qualificação par o Mundial 2010, e o amigável com África do Sul. É a primeira vez que os dois jogadores são chamados pelo Seleccionados Nacional, podendo desta forma vestir pela primeira vez a camisola das «quinas».

A convocatória marca o regresso esperado de Ricardo Carvalho e Simão que falharam o jogo com a Finlândia por lesão. Bosingwa volta também às escolhas de Queiroz depois de ter ficado de fora da última lista por opção do seleccionador.

Os 21 convocados

Guarda-Redes: Daniel Fernandes (VFL Bochum 1848) Eduardo (SC Braga) Beto (Leixões SC) Defesas: Bruno Alves (FC Porto) Gonçalo Brandão (AC Siena) Pepe (Real Madrid) Ricardo Carvalho (Chelsea FC) Nélson (Bétis Sevilha) Bosingwa (Chelsea FC) Rolando (FC Porto) Médios: Deco (Chelsea FC) João Moutinho (Sporting CP) Maniche (Atletico Madrid) Raúl Meireles (FC Porto) Duda (Málaga CF) Tiago (Juventus FC) Avançados: Danny (FC Zenit) Simão (Atlético Madrid) Hugo Almeida (Werder Bremen) Nani (Manchester Utd) Cristiano Ronaldo (Manchester Utd)

Em relação à última convocatória, Simão toma o lugar de Orlando Sá e Miguel, do Valência, é trocado por Beto. O seleccionador opta por mais um guarda-redes em relação ao último jogo.

Deco está confirmado nos 21 escolhidos por Queiroz. O jogador do Chelsea lesionou-se no passado fim-de-semana ao serviço do clube inglês e esteve em dúvida durante a semana, mas figura no lote de convocados para a dupla operação.

Beto, Ronaldo, Daniel Fernandes, Deco, Eduardo, Hugo Almeida, João Moutinho, Bosingwa, Nani, Ricardo Carvalho e Tiago começam o estágio no domingo. Os restantes juntar-se-ão ao grupo na segunda-feira.