Construir um protótipo, subordinado a um tema surpresa, com materiais desconhecidos, em apenas 24 horas. É a proposta da primeira edição da “24h BEST Engineering Competition”, que vai ter lugar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), este fim-de-semana.

Este evento começa às 14h00 de sábado e termina 24 horas depois, às 14h00 de domingo. Na segunda-feira, os protótipos são avaliados, revelando, assim, o vencedor deste projecto.

Depois desta etapa, os vencedores concorrem na final nacional, em Lisboa, podendo vir a participar na final europeia em Ghent, na Bélgica.

A prova, em si, só é revelada na sessão de abertura. Aos estudantes é entregue uma série de materiais, cada um com o seu “custo” próprio, salienta o presidente da Best Porto, Filipe Pereira, um dos organizadores. Ou seja, a utilização de determinados materiais em detrimento de outros pode valer uma melhor pontuação no final.

Filipe Pereira revela que este concurso surgiu devido à vontade de alargar as competições que já existiam na FEUP. “As competições de Engenharia já vêm desde 2005 a nível local, mas num formato com duração de uma tarde. Como fomos desenvolvendo experiência e conhecimento – já tínhamos dez edições de competição locais – este ano começamos a pensar um pouco mais alto e acabamos por desenvolver uma prova maior.”

Surgiu, assim, a ideia de uma versão 24 horas da prova, algo que é “completamente novo”, afiança Filipe Pereira.

Questionado acerca da importância de iniciativas como a “BEST Engineering Competition”, o organizador não tem qualquer dúvida quanto a necessidade de se realizarem certames desta natureza. “Às vezes os cursos de Engenharia são criticados por não serem muito práticos e, com competições deste género, os alunos põem à prova situações concretas de conhecimentos que adquiriram nas aulas.”

As 15 equipas já estão formadas e as expectativas são altas, sublinha Filipe Pereira. “Temos feito um esforço muito grande para arranjar pessoas e equipas e, neste momento, temos as equipas e a prova desenvolvida, portanto são grandes as expectativas”, justifica.