O FC Porto vai defrontar o Manchester United nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. O sorteio dos “quartos” da competição realizou-se esta manhã, na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça, colocando no caminho da equipa portuguesa um dos emblemas menos desejados nesta fase da prova. Caso ultrapassem a equipa de Ronaldo, Nani e Anderson, os azuis-e-brancos terão que defrontar os espanhóis do Villareal ou os ingleses do Arsenal.

Reedita-se, assim, o embate verificado em 2004 entre os dois clubes – nos oitavos-de-final – ano em que os «dragões» derrotaram os «red devils» e em que acabariam por vencer a prova milionária.

Para António Sousa, antigo jogador dos azuis-e-brancos, apesar de a equipa portuguesa defrontar um dos colossos do futebol mundial, tem que encarar a eliminatória com “realismo e vontade de vencer” num duelo que se deverá pautar pelo “equilíbrio”. “É uma das equipas mais fortes mas há que encarar esta eliminatória com realismo e vontade de vencer. São dois jogos, a eliminar, contra uma equipa fortíssima mas há que ter confiança de que se pode passar o Manchester United. Mas espero uma eliminatória pautada pelo equilíbrio, no fundo”, afirmou António Sousa, em declarações ao JPN.

Liga dos Campeões: os duelos dos “quartos”

Villareal-Arsenal
Man. United-FC Porto
Liverpool-Chelsea
Barcelona-B. Munique

Para o treinador, apesar das diferenças naturais entre o actual plantel dos «dragões» e o que ultrapassou o Manchester United em 2004, o FC Porto continua a ter boas possibilidades de passar às meias-finais da Liga dos Campeões.

António Sousa considera que os portistas podem definir o “destino” da eliminatória na segunda mão, no Dragão. Diz ainda que a equipa que estiver mais “concentrada” levará a melhor no final dos 180 minutos.

“O FC Porto tem capacidade para poder decidir, no seu reduto, o destino da eliminatória. A moral está em alta, até pelos resultados alcançados em épocas anteriores, pelo que será preciso que o FC Porto se exiba bem para ser melhor do que o Manchester United. Estes são jogos que se decidem ao pormenor, numa fase tão adiantada e decisiva da competição, e a equipa que estiver mais tranquila e concentrada acabará por levar a melhor”, remata.

Os jogos da primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões disputam-se a 7 e a 8 de Abril, enquanto a segunda mão se realiza a 14 e 15 de Abril.