Os casos de diabetes registados em Portugal já atingem o milhão, atingindo as perspectivas de 2025. Os resultados são apontados pelo estudo da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, apresentado esta terça-feira.

Segundo o estudo, 10% da população portuguesa sofre da doença mas apenas 60% tem conhecimento. Ou seja, do milhão de portugueses que tem diabetes, cerca de 400 mil pessoas desconhecem o facto.

Ao JPN, o presidente da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, Luís Gardete, explica que o aumento da diabetes deve-se ao actual “estilo de vida”, marcado pelo “sedentarismo que leva à alimentação rica em açúcares e à falta de exercício aliada à obesidade”.

A doença afecta sobretudo os mais idosos, a “faixa etária dos 60 aos 79 anos”, diz Gardete.

O estudo foi desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia, em conjunto com a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, a Faculdade de Medicina de Coimbra e contou, ainda, com o apoio da Direcção-Geral de Saúde (DGS).

No sábado é apresentado outro estudo, desta vez da DGS, com dados do Instituto Nacional de Estatística. O documento revela que cada vez mais portugueses morrem por doenças ou complicações ligadas à diabetes.