A Qimonda Portugal apresentou, esta quinta-feira, em tribunal, uma declaração de insolvência, três dias depois do anúncio público de que a produção da fábrica de Vila do Conde ficaria interrompida durante duas semanas.

Na origem da solicitação legal estão a paragem total da produção na fábrica de Dresden (o fornecedor de matéria-prima da unidade de Vila do Conde) e a falta de acordo imediato com possíveis investidores.

Esse eventual acordo é referido directamente no comunicado [PDF] da Qimonda Portugal quando fala em “permitir a reestruturação da Qimonda Portugal, de forma a poder participar de qualquer solução que venha a ser encontrada” na viabilização da Qimonda AG. No mesmo comunicado, a direcção da Qimonda Portugal enfatiza o esforço do Governo português em encontrar uma solução que garante a continuidade da fábrica de Vila do Conde e ressalva o valor laboral da fábrica nortenha, “única na Europa”.

O administrador da insolvência da Qimonda AG anunciou recentemente que os esforços para encontrar um investidor se vão prolongar para lá de Março. O responsável não tem, contudo, qualquer poder administrativo na Qimonda Portugal.