A campanha “Uso do preservativo feminino” arranca, este sábado, nas televisões portuguesas. Durante uma semana, a campanha é exibida nos canais de televisão nacionais, em alguns por cabo e ainda nos cinemas.

O que é o preservativo feminino?

O preservativo feminino é uma bolsa de poliuretano de 17 centímetros com um anel em cada extremidade e que se ajusta à vagina. Tem o mesmo grau de protecção que os preservativos masculinos contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Existem marcas registadas no mercado mas os preservativos femininos “não estão à venda em Portugal”, diz Ana Rosa Costa, médica ginecologista do Hospital São João, ao JPN.

Para a médica, o problema para a falta de aceitação deste método de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis passa “pela falta de divulgação e de informação suficiente junto das mulheres”.

Ana Rosa Costa adianta que a situação só poderá mudar quando “for feita consciencialização da utilização dos preservativos (femininos) junto das mulheres e, ainda, quando se distribuírem preservativos gratuitamente nas consultas de planeamento familiar”.