Iniciativas como a Hora do Planeta – que encorajam grandes grupos de pessoas a desligar simultaneamente a electricidade – podem “criar oscilações no sistema de energia, com risco de colapso” e acarretar “custos acrescidos, pela necessidade de mobilizar máquinas mais caras quando há a súbita religação no fim da iniciativa “, diz o professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Manuel da Costa Matos.

“A rede eléctrica tem um planeamento diário, de acordo com as previsões do consumo”, explica o especialista, em declarações ao JPN. “Se a carga diminui repentinamente devido a muitas máquinas que saem do serviço ao mesmo tempo, isto pode criar desequilíbrios e oscilações no sistema de energia”.

O professor catedrático equipara o processo a “uma pessoa travar de repente o carro e as coisas lá dentro espalharem-se”. O desligar repentino das luzes leva a que “as máquinas previstas para a sua manutenção também sejam desligadas e pode levar algum tempo para que se liguem outra vez”, acrescenta.

Costa Matos admite que a maior duração desta iniciativa em comparação com anteriores – que têm apostado em “apagões” de poucos minutos – “facilita as medidas de gestão do sistema”, mas nem por isso “impede as oscilações no sistema, com risco de um apagão geral, que se prolongaria por várias horas”.

“É pena que as pessoas com boas intenções nem sempre tenham os conhecimentos técnicos adequados”, afirma o mesmo, referindo-se às iniciativas deste tipo.

Contactada pelo JPN, a Rede Eléctrica Nacional (REN) diz estar a “acompanhar este processo”, salientando que “tem estado em contacto com a World Wide Fund for Nature” (WWF), a organização não governamental responsável pelo evento. A REN avança ainda que “experiências anteriores desta iniciativa não criaram dificuldades na gestão do sistema eléctrico” e, por isso, acredita que “não haverá nenhum problema relevante”.

A REN aconselha que, “com vista a minimizar os riscos de instabilidade no sistema europeu”, as pessoas “não se sincronizem de forma excessiva”, sugerindo que “desliguem as luzes um pouco antes da hora de início e assim as mantenham durante mais algum tempo para além da hora de fim do evento”.