São cerca de duas mil as cidades de 80 países – incluindo Portugal – que aderiram à iniciativa “Hora do Planeta”, promovida pela organização não governamental World Wide Fund for Nature (WWF). Entre as 20h30 e as 21h30 do próximo sábado, vários monumentos e edíficios históricos vão desligar as luzes, apelando assim ao combate contra o aquecimento global.

Em Lisboa, alguns monumentos emblemáticos, como o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo-Rei, o Palácio de Belém, a Torre de Belém, o Museu da Electricidade , entre outros, vão ficar às escuras durante esse período. Para além da capital, Águeda, Vila Nova de Famalicão e Tomar também vão aderir ao “apagão”.

Ângela Morgado, da WWF Portugal, espera uma grande adesão à iniciativa, para “salvar o nosso planeta”. “Estamos à espera de superar as nossas primeiras expectativas de meio milhão de pessoas. Esperamos muito mais”, referiu a responsável ao JPN.

O Governo português apoia a iniciativa, que contará com a adesão do Ministério do Ambiente e do Ministério da Agricultura. A Universidade de Coimbra, que tem adoptado medidas neste campo, também se associa à causa, desligando, num acto simbólico, a Torre da universidade.