“Este espectáculo visa fazer a singularidade de uma única mulher”, afirma o director artístico da Companhia de Teatro de Braga (CTB), Rui Madeira, sobre um “Concerto à La Carte”. A partir desta terça-feira, a centésima produção do grupo traz a actriz Ana Bustorff de volta à cidade dos arcebispos, no papel de uma mulher solitária que vive na cidade. “É uma vida de nada, de vazio, sempre na procura do amanhã”, explica Rui Madeira.

Sediada no Theatro Circo, de Braga, a CTB assinala então a sua centésima produção com o aguardado regresso de Ana Bustorff. “Só vale a pena arriscar em alguns trabalhos quando se acredita num grupo de pessoas que nos ajudam a chegar lá. Daí eu regressar à Companhia”, explica ao JPN a protagonista de “Concerto à la Carte”.

O espectáculo integra um ciclo sobre mulheres que começou com as “Bacantes”, e ao qual se vai seguir “Pesar”. Baseado no monólogo de Franz-Xaver Kroetz, “Concerto à La Carte” é segundo Rui Madeira, “algo que está cada vez mais na ordem do dia, como a guerra, a morte, a fome e a falta de dinheiro, mas fala sobretudo do isolamento”.

Ana Bustorff de volta aos monólogos

Ao interpretar o papel da senhora Rasch, Ana Bustorff volta também aos monólogos. “Eu sempre achei que um monólogo era um acto muito solitário. Já tinha feito alguns e não me apetecia repetir essa experiência e não deixa de ter piada porque estou a repeti-la neste momento”, afirma a actriz.

“Eu queria um espectáculo preparado para ir a mais sítios do mundo e não ficar apenas por Portugal”, admite Ana Bustorff. Afinal, um dos objectivos da equipa é levar o espectáculo a outros países, como França, Itália, Roménia, Brasil, Espanha e Alemanha.

Para Rui Madeira, director artístico, em Portugal é fácil fazer espectáculos com actores conhecidos nos media. Do espectador, Rui Madeira espera “primeiramente surpresa”.

A peça vai estar na Companhia de Teatro de Braga de 31 de Março a 3 de Abril.