Alexandre Agostinho e Diogo Carvalho brilharam nos campeonatos nacionais de juniores e seniores de 2009, que se realizaram em Lisboa. Os atletas bateram quatro recordes nacionais seniores, tendo arrecadado, cada um, dois novos máximos.

Diogo Carvalho, do Galitos, conseguiu quebrar o recorde sénior e absoluto na categoria de 100 metros mariposa, com um tempo de 52,42 segundos. Na disciplinade 400 metros estilos, o nadador concluiu a prova em 4,19,54 minutos.

O atleta de Aveiro, ficou a dois segundos do recorde mundial de 100 metros mariposa, garantindo assim o apuramento para os Campeonatos Mundiais, a ter lugar em Roma, de 26 de Julho a 2 de Agosto deste ano.

Também Alexandre Agostinho, atleta do Portinado, garantiu a presença nos Mundiais de Roma ao conseguir os mínimos na categoria de 50 metros livres . Para isso, teve que superar o recorde sénior e absoluto nacional com 22,54 segundos.

Alexandre Agostinho, de Portimão, conseguiu ainda bater o recorde nacional sénior nos 100 metros livres, com a marca de 49,66 segundos.

Garantida a presença nos mundial de Roma, os dois atletas pensam já em voos mais altos. Em declarações ao JPN, Paulo Costa, treinador de Alexandre Agostinho aponta como meta “a presença nos Jogos Olímpicos de 2012 (…) Até lá, pretendemos conseguir a consolidação da marca e a participação nos Mundiais, onde esperamos conseguir chegar a uma final ou meia-final”, conclui o treinador do atleta.