Depois de já ter sido considerado o melhor aeroporto da Europa de 2007, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi novamente reconhecido a nível internacional, ao ser eleito o terceiro “Melhor Aeroporto Europeu” de 2008, pelo Airport Council International (ACI).

Único aeroporto português a receber um prémio ASQ (Airport Service Quality), o Sá Carneiro repete assim a classificação obtida em 2006, ano em que arrecadou também o terceiro lugar entre os aeroportos mundiais com menos de 5 milhões de passageiros.

Os prémios ASQ baseiam-se em inquéritos realizados em mais de 120 aeroportos europeus. A cerimónia da entrega terá lugar a 21 de Abril, no Palácio da Bolsa, no Porto. O evento insere-se na conferência “18º ACI Europe Trading Conference and Exhibition”, que decorrerá no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, entre 20 e 22 de Abril.

Transdev interessada no Sá Carneiro

A distinção ocorre numa altura em que muito se discute sobre o melhor modelo de gestão a aplicar no aeroporto portuense. A Transdev é a mais recente empresa a demonstrar interesse em participar numa parceria para assumir o controlo da estrutura.

Em declarações ao jornal Público, o administrador executivo do grupo Joalto Transdev, Dominique Gauthier, mostrou vontade em “entrar num consórcio” se o Governo optar por autonomizar, num futuro próximo, a gestão do aeroporto.

O futuro do Aeroporto Sá Carneiro poderá passar pela autonomização da gestão em relação aos restantes aeroportos nacionais, medida defendida por diversas personalidades da região norte, incluindo Rui Rio, na qualidade de presidente da Junta Metropolitana do Porto.

Esta reivindicação, a que já se juntaram várias instituições importantes da região norte, tem por base estudos técnicos que comprovam a importância do aeroporto para o Norte, que tem vindo a perder competitividade em relação ao resto do país.

A Federação Académica do Porto (FAP) lançou mesmo uma petição online “Por uma gestão Autónoma do Aeroporto do Porto”, que conta já com 4259 assinaturas.