A possibilidade de uma candidatura de Rui Moreira ao Parlamento Europeu pelo CDS-PP, avançada por vários órgãos de comunicação social nos últimos dias, será bem acolhida no seio da Juventude Popular (PP).

Depois de nos últimos dias terem circulado informações que davam conta de um convite de Paulo Portas ao presidente da Associação Comercial do Porto (ACP) para cabeça-de-lista dos populares às europeias de Junho, a reacção da JP quanto a uma eventual candidatura do actual presidente da Associação Comercial do Porto (ACP) é positiva.

Europeias a 7 de Junho

Foi esta a data marcada pelo Presidente da República, Cavaco Silva, para a eleição dos representantes nacionais no Parlamento Europeu. Recorde-se que PS, BE e CDU já apresentaram os seus candidatos – Vital Moreira, Miguel Portas e Ilda Figueiredo, respectivamente – faltando a apresentação das candidaturas oficiais dos restantes partidos com assento parlamentar: PSD e CDS-PP.

Contactado pelo JPN, Pedro Moutinho, presidente da JP, diz que Rui Moreira seria “um bom candidato em qualquer órgão” dos centristas pelo papel que vem desempenhando na sociedade portuguesa: “É um bom candidato e tenho a melhor das impressões do Dr. Rui Moreira. Tem sido um excelente actor da sociedade portuguesa, tem sempre tempo para se dedicar à sociedade em que tem estado a intervir civicamente. Parece-me uma pessoa que se enquadra perfeitamente num candidato ao CDS-PP seja em que órgão for.”

O líder da JP ressalva que a candidatura de Rui Moreira pelo CDS-PP “está ainda no campo das hipóteses”, mas destaca a sintonia entre as ideias do presidente da ACP e do CDS-PP acerca da relação entre Portugal e a União Europeia (UE). “A posição do CDS-PP perante a Europa e sobre o relacionamento de Portugal com a UE é uma posição sensata e o Dr. Rui Moreira é uma pessoa repleta de sensatez e de bom senso”, elogia.

Rui Moreira e CDS-PP não reagem

Perante as informações avançadas nos últimos dias, Rui Moreira escusou-se a tecer quaisquer comentários “para já”. Igual posição teve Nuno Melo, membro do grupo parlamentar do CDS-PP, limitando-se a responder que as listas dos “populares” às Europeias ainda não estão definidas.