Num jogo frente à selecção que vai receber o Mundial-2010, Portugal inaugurou cedo o marcador mas pouco mais se viu. Com um golo apontado por Bruno Alves aos 4 minutos de jogo, a Selecção fez um resto de jogo tranquilo. As estreias de Nélson, Gonçalo Brandão e Edinho acabaram por ser a principal nota de destaque, com o avançado do AEK de Atenas a contribuir para o auto-golo de Twala.

Carlos Queiroz optou por fazer seis mudanças em relação ao onze do Dragão. Para além dos estreantes, a formação titular contou com Maniche, Deco e ainda Nani, no lugar de Ronaldo.

Em vantagem praticamente desde o início do jogo, Portugal não teve grandes dificuldades para controlar uma África do Sul que pouco incomodou a baliza de Eduardo. Ainda assim, e apesar dos dois golos marcados (Carlos Queiroz já pode fazer a barba, cumprindo a promessa feita aos jogadores), a equipa das quinas fez um jogo fraco, mostrando estar longe do nível que a colocou entre as grandes selecções europeias.

Após o segundo golo, entrou Simão, Ronaldo e Raul Meireles, mas o jogo não ficou mais entusiasmante. De resto, os 15 mil emigrantes presentes em Lausana viram que a Portugal continua a precisar de uma solução urgente para a posição de ponta de lança.