As transmissões da Televisão Digital Terrestre (TDT) estão programadas para começar em Portugal no dia 29 de Abril. A iniciativa surge no seguimento da decisão da Comissão Europeia, que ordenou a introdução do serviço em todo o território da União Europeia até 2012.

A TDT caracteriza-se por introduzir uma série de inovações ao nível da transmissão televisiva. Entre elas destaca-se a introdução de som dolby digital, guias electrónicos de programação e serviços avançados de informação.

Relativamente ao sistema actual, a TDT distingue-se ainda pela utilização do sinal digital (versus sinal analógico), transmitido através de antenas.

Inicialmente, a grande inovação passaria pela introdução de um quinto canal em sinal aberto. Solução que que, para já, fica em suspenso, depois da recente rejeição, por parte da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), das duas propostas entregues pela Zon e pela Telecinco para a criação do novo canal.