A “Candelabro”, loja alfarrabista fundada em 1952, mudou de instalações e está agora no início da Rua de Cedofeita, a dois passos do centro comercial daquela rua. Luís Moutinho, 43 anos, é o proprietário da “Candelabro” há três anos e explica ao JPN que a mudança se prendeu com a “necessidade de um armazém”, já que as anteriores instalações, ao cimo da Rua da Picaria, “estavam pequenas”.

Luís Moutinho é licenciado em Gestão de Empresas, mas só se dedica aos livros. “Do que eu gosto mesmo de fazer é estar à frente os livros, mexer neles”. A “Candelabro” é o seu primeiro negócio. “Antes já tinha o gosto por livros, comprava e vendia, mas sem loja, mais pela internet e por contactos”, recorda.

A “Candelabro” especializa-se sobretudo em livros antigos, não só os ditos de colecção, mas também edições em segunda mão sem valor histórico “mas como novos” que permitem aos clientes bons negócios.

Luís Moutinho separa os clientes da loja em duas categorias. Os primeiros, geralmente mais velhos e fiéis, procuram “certos livros antigos”, nomeadamente raridades como primeiras edições – são os coleccionadores ou ajuntadores. Os segundos, mais jovens e passageiros, recorrem à “Candelabro” para comprar livros usados em bom estado apenas por uma questão monetária. “Os livros novos estão caríssimos”, diz.

Os clientes tradicionais não parecem estranhar a mudança de instalações. Desde a abertura, a 14 de Março, que “os mais assíduos já vieram todos”, diz o proprietário. “Entra muita gente para ver; Alguns levam alguma coisa, mas tenho tido bastante gente, não tenho razões de queixa”, conclui.

Os items mais valiosos da “Candelabro” são duas primeiras edições de “A Rampa” e “Pão Ázimo”, escritos por Miguel Torga, “ambas raríssimas” segundo palavras de Luís Moutinho. Também se destacam os dois volumes da “Revista Ocidental”, publicação de 1875 mais conhecida por ter estreado “O Crime do Padre Amaro” de Eça de Queirós.

A “Candelabro” está aberta entre as 14h e as 20h nos dias úteis e o dia inteiro de Sábado, encerrando aos domingos.