Na sequência da celebração do Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA), investigadores, astrónomos amadores, professores e profissionais da área unem-se por um objectivo – “difundir um sentimento de partilha de astronomia com toda a gente”, explica Nelma Silva, do Núcleo de Divulgação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP).

O projecto “100 Horas de Astronomia Non-Stop” é uma iniciativa global, enquadrada no Ano Internacional de Astronomia. Entre amanhã e domingo (5 de Abril), todas as pessoas podem participar e assistir ao que se passa no céu através da Internet, de um telescópio ou a partir de um centro de observação, naquele que é o “maior evento de astronomia de todos os tempos”, salienta Nelma Silva.

“Os profissionais vão abrir as portas de observatórios e vai ser possível ver os observatórios por dentro e perceber como é que os astrónomos trabalham. A parte da astronomia amadora será um objectivo que será levado a cabo por esses astrónomos que irão trazer os seus telescópios para a rua e organizar sessões de observação”, esclarece Nelma Silva.

Volta ao mundo em 80 telescópios

No dia 3 de Abril, qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pode aceitar o desafio de dar a volta à Terra em 80 telescópios. Trata-se de um webcast de 24 horas a partir de observatórios espalhados por todo o mundo, em que vai ser possível ver como trabalham os astrónomos profissionais. Tal como aconteceu durante a iniciativa “Alvorada AIA2009”, quem quiser participar nesta iniciativa pode fazê-lo através de uma inscrição no site do projecto

Palestras, sessões de observação nocturna e de planetário ou transmissões em directo de observatórios e centros de investigação são algumas das actividades programadas para estes quatro dias que, segundo Nelma Silva, não foram escolhidos por acaso. “Foram escolhidos porque é uma altura em que as crianças estão em período de férias e há portanto mais tempo para as pessoas ficarem lá à noite”, justifica a técnica do CAUP.

Por outro lado, o evento decorre durante uma fase em que a lua está em quarto crescente. Além de ser possível ver o planeta Saturno, “a Lua aparece logo ao início da noite, fica no céu durante as primeiras horas em que está escuro e depois põe-se rapidamente”, o que permite que “as pessoas possam observar outros objectos sem o problema da luz da Lua”, explica Nelma Silva.