Cláudio Sunkel é, a partir desta quarta-feira, o novo Director do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da Universidade do Porto. Após nove anos como Vice-Director de Alexandre Quintanilha, Sunkel assume agora o protagonismo de um dos mais prestigiados laboratórios nacionais.

Cientista especializado em Genética, Cláudio Sunkel sucede ao mediático Alexandre Quintanilha, que parte em busca de “um desafio novo”, como já tinha referido, recentemente, em entrevista ao JPN.

De Santiago do Chile para o Porto

Claudio Enrique Sunkel Cariola nasceu em Santiago do Chile, no ano de 1958. Descendente de alemães, é na Universidade de Sussex, em Inglaterra, que completa o doutoramento em Genética do Desenvolvimento, em 1983. Desde 1993 que é docente no ICBAS e, desde 2000, vice-director do IBMC.

“Temos que fazer frente aos novos desafios, se queremos que Portugal se implante definitivamente no mapa internacional da investigação científica”, refere Sunkel em comunicado à imprensa.

Apesar de a nova direcção contar com Quintanilha num período transitório, Sunkel promete apostar em mudanças orgânicas no Instituto, com “implícitas políticas científicas mais agressivas em resposta ao nível altamente competitivo em que a instituição se insere” no contexto internacional.