Um grupo de alunos do Instituto Educacional do Juncal, em Leira, e das escolas EB2/3 Bartolomeu Dias de Sacavém e EB1 da Ribeira de Baixo, Gondomar estão em Londres, desde a passada terça-feira, para apresentar os seus trabalhos no Tate Modern, um dos mais reputados museus britânicos.

A oportunidade surgiu no seguimento de um concurso organizado pela empresa Unilever em parceria com o museu Tate. Ao todo, foram 65 as escolas portuguesas que apresentaram os seus projectos participa no concurso UISAP, cujo objectivo passa por promover a criatividade dos mais jovens..

A EB2/3 Bartolomeu Dias foi uma das escolas que ganhou o concurso, garantindo a possibilidade de expor o trabalho vencedor na conhecida galeria londrina.”É uma oportunidade muito boa para a nossa escola”, explicou ao JPN Nuno Gonçalves, professor de Educação Visual e um dos principais dinamizadores do projecto junto da turma do 6º D.

Mileidy Furtado foi a aluna eleita para representar a escola de Sacavém na apresentação do trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológico. Intitulado “Places without Spaces” o projecto resulta de uma combinação de vídeo com uma maqueta animada.

Feito com a técnica stop motion, o trabalho é um conjunto de fotografias em sequência que simulam o movimento. “A participação da turma foi na concepção do trabalho,na ideia e ainda durante a aula onde construíram os cenários”, esclarece Nuno Gonçalves.

O vídeo está disponível no YouTube. O tema do vídeo gira a volta do êxodo rural e do desaparecimento de espaços verdes à medida que se constroem mais prédios. A banda sonora está a cargo da guitarra portuguesa de Carlos Paredes