Aos 18 anos, Tiago Sousa é o director do “Metronews”, um site de informação online que comemorou esta quarta-feira, dia 1 de Abril, um ano de existência. “A ideia surgiu quase por brincadeira e foi impulsionada por três amigos que gostam de jornalismo. Primeiro, pensei que não dava certo, pois nunca tinha participado num projecto deste tipo, mas logo me habituei e hoje é uma realidade”, confessa Tiago Sousa.

Sem nunca receber qualquer apoio financeiro, Tiago Sousa foi desenvolvendo o projecto com a ajuda de três amigos. Mas, para o director do ciberjornal, a principal dificuldade “é não ter uma formação adequada na área do jornalismo. Sei que, no futuro, necessito de ter 2/3 jornalistas para produzirem regulamente conteúdos. Mas preciso de criar uma estrutura que me permita suportar esses custos”, declara.

Na elaboração das notícias do “Metronews”, um site vocacionado para a cobertura da Área Metropolitana do Porto, Tiago Sousa conta com a ajuda da agência de notícias regional, EDV Informação. “Esta agência, com um excelente trabalho desenvolvido, tem-me ajudado mesmo, por várias vezes, em diversos trabalhos”, confirma o jovem.

Apesar de sofrer de paralisia cerebral, Tiago Sousa não encara a doença como um impedimento. Mas, para melhorar o projecto, o mentor do “Metronews” sonha com “um equipamento novo e adaptado às minhas dificuldades, que me permitisse maior rapidez e operacionalidade, mas isso é muito caro e muito difícil de concretizar”, afirma.

Para assinalar o primeiro aniversário do jornal, Tiago Sousa reestruturou o layout do site. No futuro, o jovem pretende melhorar o projecto através de novos conteúdos, sendo a aposta no vídeo uma das prioridades.