Tudo começou no sábado passado e, desde então, terão já sido 46 – segundo o “Jornal de Notícias” – os ecopontos e contentores de lixo incendiados em várias zonas da cidade do Porto, nos últimos quatro dias.

“Desde quinta-feira até à noite de terça feira” têm havido incêndios em ecopontos, em algumas ruas da cidade do Porto, como na zona de Serralves”, confirma Paulo Carvalho, sub-chefe dos Bombeiros Sapadores do Porto.

A confirmar-se a informação avançado pelo “JN”, o número de incêndios iguala a quantidade de ocorrências semelhantes registadas durante todo o ano de 2008. Paulo de Carvalho referiu ao JPN que os fogos têm atingido uma “quantidade significativa” de ecopontos e alguns contentores do lixo”, acrescentando que a situação “não é normal porque é sempre em ecopontos que estão na mesma rua”.

Por isso mesmo, Paulo Carvalho entende que “actos de vandalismo” estarão na origem da “onda” de incêndios. E acrescenta: “Há uma sucessão de desconfianças, que pela nossa experiência correspondem a fogos postos”, diz o bombeiro.

Apesar das suspeitas de “mão criminosa”, os Bombeiros Sapadores do Porto não excluem outras possibilidades, como “cigarros mal apagados que vão para os ecopontos, propagam-se a outros materiais e dá-se o incêndio”, ilustra Paulo Carvalho.

Os prejuízos para a autarquia ascendem já os 20 mil euros. Há ainda alguns casos que envolveram viaturas que estavam próximas dos ecopontos e que sofreram danos. O JPN contactou a PSP, que afirmou estar “a investigar estes casos”, mas não adiantou informações específicas.