O Porto espera conseguir, este ano, duas praias com bandeira azul. A empresa municipal Águas do Porto apresentou a candidatura das praias do Homem do Leme e da Foz ao título.

As praias da cidade do Porto estiveram interditas a banhos até 2006. As análises à qualidade da água revelaram melhorias em 2007. Já em 2008, todas as praias entre o Castelo do Queijo e a Foz do Douro, foram classificadas como zonas balneares.

Foi nesse ano que a Homem do Leme conquistou a primeira bandeira azul para uma praia da cidade do Porto. No entanto, a bandeira só esteve hasteada durante um mês. A praia perdeu o galardão, por ter obtido duas análises à água com resultados “aceitáveis”. A bandeira foi arriada sob as críticas dos partidos da oposição.

Este ano, repete-se a candidatura da Homem do Leme e pede-se a bandeira também para a zona balnear da Foz. Joana Araújo, da Águas do Porto, acredita que estão reunidas as condições para que o Porto tenha praias com bandeira azul. “Pelo menos em termos de qualidade de água permitiram-nos qualificar-nos para a candidatura”, afirma.

Este é um galardão importante para qualquer praia. “Uma praia com bandeira azul é uma praia que tem uma excelente qualidade de água”, afirma Joana Araújo. “E também tem outros 24 factores que tem a ver, tanto com equipamentos, como com serviços, acessos à praia, educação ambiental”, entre outros, conclui.

Em parceria com a Universidade do Porto, a empresa Águas do Porto está a avaliar a poluição e a qualidade das águas do Porto. De momento, estão a fazer trabalhos nos rios Douro e Leça, bem como noutras ribeiras da cidade.

Os objectivos da Águas do Porto são reduzir as perdas de água na cidade, conseguir ter uma cidade ligada ao saneamento e obter bandeiras azuis para as praias. Estão também a criar ciclovias que vão ligar percursos entre pólos universitários e estações de metro.