O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) divulgou, em comunicado, o agendamento de uma greve.

Os tripulantes devem aderir a uma paralisação, após concluírem que a TAP tem vindo a “contrariar as instruções” dadas pelo gabinete de Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. A administração da transportadora aérea é acusada de “incumprimento dos compromissos perante o Governo”.

O ministério tem mediado o conflito entre as duas partes, desde Dezembro de 2008, altura em que foi cancelada uma greve dos trabalhadores de ar. De acordo com o sindicato, a TAP tem contrariado as recomendações do gabinete de Mário Lino, motivo pelo qual houve a decisão de “mandatar a direcção para, e no momento que achar oportuno, marcar uma greve”.

Os tripulantes que fazem voos pela empresa exigem “o pagamento da dívida aos tripulantes de cabine, referente a horas extraordinárias”. O pagamento está acumulado desde 2004. A alteração do regime de reformas e a revisão da tabela salarial são outras reivindicações.

Para o SNPVAC, a TAP e, mais especificamente, o seu presidente, Fernando Pinto, estão a “conduzir com má fé o processo negocial”.