À entrada para a 23ª jornada do campeonato, o FC Porto lidera a tabela com quatro pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Sporting. Depois da vitória contra a Naval 1º de Maio, os «azuis-e-brancos» deslocam-se à “cidade-berço” para defrontar o Vit. Guimarães e manter a distância que têm para os seus mais directos perseguidores.

No entanto, para o importante jogo de sábado, Jesualdo Ferreira não poderá contar com Fucilie e Benitez, lesionados, e Lisandro López que fica de fora por castigo. Para o seu lugar, Ernesto Farías afigura-se como o substituto mais provável. O FC Porto não perde há nove jornadas consecutivas na Liga mas, pela frente, vai encontrar um Guimarães muito motivado. Apesar da oscilante caminhada ao longo de toda a época, a equipa de Manuel Cajuda vem de uma vitória na Luz e alimenta esperanças em subir na tabela classificativa.

No Sporting, as polémicas da mudança de direcção continuam a encher os jornais e a assolar Alvalade. À margem de tudo isso, a equipa às ordens de Paulo Bento prepara o difícil confronto de domingo, no Estádio do Mar, frente ao Leixões. Animados pela conquista do segundo posto do campeonato ao Benfica, os «leões» sabem que basta uma escorregadela em Matosinhos para os encarnados voltarem a subir na tabela.

A um ponto das «águias» e a quatro dos «dragões», a equipa de Alvalade vai apresentar-se em campo com Izmailov já recuperado mas com a confirmação da ausência de Vukcevic que termina a época prematuramente com uma lesão no ombro e a dúvida sobre a utilização de Liedson. No entanto, do outro lado do campo, vai estar a equipa de José Mota que, com apenas dois pontos de desvantagem para o quarto classificado, ainda pensa num lugar na Europa.

A dois pontos dos vizinhos de Alvalade, o Benfica desloca-se à Amadora com a certeza de que não pode desperdiçar qualquer ponto e com a esperança de ver escorregar FC Porto e Sporting. Ainda com vista para o primeiro lugar, os pupilos de Quique Flores têm o jogo, teoricamente, mais fácil dos três grandes.

O Estrela da Amadora foi muito falado durante a semana por falta de pagamento de salários à equipa e os jogadores recusaram-se mesmo a treinar. Apesar de tudo, não está em causa a participação no jogo de domingo. O Estrela ocupa o nono lugar da tabela com 27 pontos mas a Académica espreita a dois pontos de diferença. No lado do Benfica não se esperam facilidades motivadas pelas polémicas da semana e Reyes, Carlos Martins e Luisão, lesionados, não integram a comitiva para a Amadora.

Caça ao ponto também na luta pelos lugares europeus

A luta por um lugar que dê acesso às luzes da ribalta da Europa está cada vez mais renhida. O Sp. Braga é primeiro nesta lista que, com 37 pontos, ocupa o quarto lugar da Liga. Neste fim-de-semana desloca-se a Setúbal para defrontar uma equipa que, apesar da fuga à linha-de-água, continua mergulhada em problemas financeiros.

Em 5º lugar encontra-se o Nacional da Madeira com um ponto de desvantagem para o Sp. Braga e a um ponto de vantagem sobre o Leixões. Os nacionalistas também jogam fora e defrontam o Rio Ave que, no último lugar, tenta angariar o máximo de pontos possível para fugir à descida. O Leixões recebe o Sporting e está proibido de ceder se não quer descer na tabela, já que somente um ponto o separa do 7º classificado, o Marítimo, que, no Domingo, recebe o Trofense. Cada vez mais longe da Europa está o Vit. Guimarães que, em 8º lugar, está a quatro pontos dos maritimistas.

Descida: a manutenção disputa-se a três

Na fuga aos lugares de descida, a competitividade não se avizinha menos emocionante. Em antepenúltimo lugar está o Trofense, distanciando-se a apenas quatro pontos do 13º classificado, o Vit. Setúbal. A equipa da Trofa desloca-se à Madeira para defrontar o Marítimo.

O Belenenses é penúltimo e, com 17 pontos, desloca-se a Coimbra. A equipa de Jaime Pacheco está a, apenas, um ponto do Trofense, estando os «estudantes» no 10º posto da tabela. No último lugar, mas com os mesmos pontos dos homens do Restelo, o Rio Ave recebe o Nacional da Madeira, que ainda luta por um lugar na UEFA.