“O Regime de ½ Pensão” surge da vontade de recuperar os cafés como local de criação artística e de convívio. A iniciativa é da associação Arco da Velha e, de 16 a 18 de Abril, reúne um grupo de cinco criadores em espaços como o Café Guarany, o Plano B ou o Maus Hábitos. Autênticas “residências artísticas”, salienta a organização.

Primeiro, procuraram “artistas que tivessem alguma relação com o Porto”, diz Ana Conde, da organização, com a intenção de “desmistificar a ideia cristalizada do que é o artista” e de levar “o público aos cafés e a estar em contacto com os criadores residentes”, acrescenta Ana Rocha, promotora da iniciativa.

Presente na apresentação do projecto, o escritor, programador cultural e organizador do ciclo Quintas de Leitura do Teatro do Campo Alegre do Porto, João Gesta, valoriza o facto de esta ser uma iniciativa que sai “do eixo muito cristalizado da cidade – Casa da Música, Serralves, [Teatro Nacional] S. João”. “Quando entrei para a faculdade, o Piolho era a minha primeira casa”, recorda. Por isso, admite: “Estou, de facto, muito ligado aos cafés”.

Os cinco artistas vão estar “em actividade criativa” durante três dias por alguns dos cafés mais emblemáticos do Porto. A artista plástica e ilustradora de banda desenhada, Isabel Carvalho, estará no Café Guarany, João Gesta marca presença na Leitaria da Quinta do Paço, o actor e encenador, Jorge Andrade, no espaço Plano B. Já os escritores Pedro Eiras e valter hugo mãe vão estar no café Ceuta e no Maus Hábitos, respectivamente.

Segundo Ana Rocha, “não é obrigatório que o criador consiga produzir um trabalho durante os três dias, o importante é que exista essa intenção criadora”, frisa.

Todos os trabalhos desenvolvidos vão ficar registados em vídeo, fotografia e texto.