Depois de ter passado 50 anos guardada na dispensa de uma ourivesaria do Porto, a espada que pertenceu a Humberto Delgada foi entregue, esta quinta-feira, à família daquele que ficou conhecido como o “General Sem Medo”.

A história começa a ser contada há mais de meio século, quando o pai do banqueiro Artur Santos Silva decidiu oferecer ao general uma réplica em prata da espada militar que aquele usava. A espada original foi confiada ao ourives Tavares Rocha, que acabaria por não levar o projecto avante devido ao exílio e posterior assassinato do político, em 1958.

O projecto ficou pelo caminho devido ao exílio do general e “à falta de condições para fazer a homenagem”, recordou Artur Santos Silva, que só soube deste episódio há cerca de duas semanas, quando Tavares da Rocha, o filho, o contactou.

Na cerimónia que assinalou o regresso da espada à família de Humberto Delgado, estiveram os descendentes Artur Santos Silva, Tavares da Rocha, filho do ourives, e Humberto Rosa, neto do general. O também Secretário de Estado do Ambiente confessou “que foi uma surpresa”, uma vez que “não sabia da existência da espada. Esta é a espada do uniforme de gala, que nós, família, não sabíamos onde estava. Ficámos muito felizes por ela aparecer”, destacou Humberto Rosa.

Uma réplica para a cidade

Presente esteve também a governadora Civil do Porto, que acrescentou a importância de fazer uma réplica em prata, pois “é importante que o Porto sinta ainda o General Humberto Delgado e perpetue a sua memória”.

Após a cerimónia, a espada ficou à guarda do Governo Civil com a promessa de Isabel Neto “de fazer os possíveis para que a réplica seja fabricada”.