De Portimão, cidade onde, de 28 de Março a 2 de Abril, decorreu o Campeonato Nacional de Xadrez, chegaram ao Porto dois títulos de campeão, além de um terceiro lugar e outras posições entre os dez primeiros em todos os escalões etários.

O grande destaque vai para André Mateus, da Academia de Xadrez de Gaia, que alcançou o título de campeão na categoria de sub-12.
O jovem de 11 anos é praticante da modalidade há cerca de cinco anos e tinha já conquistado o título de vice-campeão nacional e campeão distrital.

Apesar da alegria da vitória que, de resto, é a “conquista máxima para uma criança desta idade”, Fernando Mateus, pai do campeão, admite que para o filho, “o prazer de jogar supera o prazer de ganhar”. Fernando Mateus lembra ainda que Rui Almeida e Rui Figueiredo, treinadores, foram peças fundamentais na formação ” de um racocínio e auto-domínio” essenciais à vitória do André.

De resto, “o aluno de cincos”, vai continuar a jogar xadrez até porque, confessa o pai, a paixão por esta modalidade é comum a toda a família. Francisco Mateus, irmão mais velho de André, foi vice-campeão do seu escalão.

Quem também brilhou durante o campeonato nacional de xadrez foi João Vasco Vicente,
campeão na categoria de sub- 14.
adolescente da Moto Clube do Porto/ ALPI venceu a prova com 6,5 pontos destacando-se, com larga diferença, da concorrência.