Este ano, a cinematografia italiana é celebrada também a Norte. A segunda edição da “8 e ½ Festa do Cinema Italiano” – projecto cultivado pela associação cultural Il Sorpasso e que, em 2009, conta com a co-produção da La Capella Underground – “sobe” hoje, de Lisboa ao Porto. O evento quer dar a conhecer o novo cinema de autor italiano e obras já reconhecidas, mas que são de difícil acesso ao público.

Com o foco na recente produção cinematográfica italiana, as sessões no Porto arrancam na noite deste sábado, no Teatro Campo Alegre, às 22h, com a projecção do filme “Pranzo di Ferragosto” (2008), de Gianni di Gregorio.

O festival prolonga-se pelo fim-de-semana. Domingo, às 18h30, há a exibição de uma série de curtas-metragens de autores italianos, seleccionadas pelo Maremetraggio Film Festival; às 22h, o filme “Il Passato è Una Terra Straniera” (2008), de Daniele Vicari, encerra o evento.

Os bilhetes podem ser adquiridos no Teatro Campo Alegre. Custam 4 euros ou 3 euros para estudantes e para maiores de 65 anos.