Há uma nova ajuda para os companheiros de quatro patas em Portugal: o Banco Alimentar dos Animais (BAA). A nova organização foca-se em reunir materiais (comida, brinquedos, mantas, etc.), para depois os distribuir por locais em que há animais necessitados.

O projecto nasceu em Dezembro, quando Ana Ribeiro e João Pedro Valente começaram a conversar “num fórum de animais”. “Ficámos com a ideia de nos focar num aspecto específico de ajuda aos animais”, explica Ana Ribeiro, coordenadora da associação no Porto. “As pessoas dão-nos coisas e nós entregamos a quem mais precisa – é troca por troca”, explica.

O BAA ainda não se oficializou como associação “por uma questão de dinheiro”. “Seriam precisos 500 euros, e ainda por cima, sendo uma associação de voluntariado, não teríamos direito a quaisquer apoios”.

Apesar de recém-fundada, a iniciativa conta já com voluntários em dezoito pontos espalhados pelo país (incluindo nos Açores e na Madeira) e já foram realizadas “48 ajudas”, que resultaram na entrega de “1720 quilos de alimentação”, para além de “mantas” e “medicamentos”.

Tudo funciona com base no voluntariado: “As pessoas contactam-nos a dizer que querem ajudar e, se ainda não há [ninguém naquela] zona, perguntamos se querem ser coordenadoras da área”. O coordenador tem a responsabilidade de “ir vendo onde é que é preciso ajudar”, diz Ana Ribeiro.

Para facilitar a distribuição, o BAA conta com 44 “postos de recolha” onde as pessoas podem depositar donativos que o BAA distribui por canis, associações de ajuda aos animais e instituições semelhantes. Estes postos incluem “associações, lojas para animais e escolas”, explica Ana Ribeiro. Para além disso, o BAA conta com o apoio da Pata Vermelha, Dovska Pets, EAR (Enhance Animal Respect), Companhia das Patinhas e Fátima Duarte (tosquiadores profissionais).