A Lacticínios do Paiva, empresa que se dedica ao fabrico de produtos lácteos, vai contar com a ajuda do departamento de Engenharia do Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) no tratamento das águas residuais.

Paulo Monteiro, professor da FEUP, afirma que este trabalho surge no âmbito de um protocolo assinado com a Águas de Trás-os-Montes e Alto-Douro (ATMAD) para a realização de projectos em ambiente.

O protocolo envolve a caracterização de diferentes tipos de efluentes industriais. “Estamos a caracterizar efluentes industriais de quatro tipos de unidades industriais existentes na região. Uma delas é a [unidade dos] lacticínios e aí estamos a caracterizar os Lacticínios do Paiva”, afirma o docente.

Marco Lamas, da empresa Lacticínios do Paiva, reconhece que este é um trabalho muito importante. “Eles recolhem amostras dos nossos efluentes, analisam essas amostras, comparam com os valores padrões das amostras de indústrias deste tipo”, afirma. Todo este trabalho tem como objectivo optimizar a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da empresa.

“Depois de passarem na nossa estação de tratamento, [as águas] têm de obedecer a certos parâmetros para poderem ser descarregadas nas ETARs municipais. Este trabalho conjunto tem como objectivo a monitorização dos efluentes líquidos da empresa”, defende Marco Lamas.

O esquema de tratamento da empresa tem-se vindo a revelar “ineficiente” e, por isso, os alunos da FEUP vão “apurar as causas dessa ineficiência e sugerir melhorias”. O trabalho deverá estar terminado até Junho.