Missão mais do que cumprida. Armindo Araújo teve uma prestação brilhante no Rali de Portugal e, em pleno estádio do Algarve, não disfarçou o entusiasmo. O piloto luso atravessa um excelente momento de forma e a liderança do PWRC é segundo o próprio fruto “de muito trabalho”. Em conversa telefónica com o JPN, o piloto promete muito trabalho e a perseguição de um sonho… difícil.
Jornalismo Porto Net: Quase que conseguimos adivinhar a resposta mas como é que foi para si este Rali de Portugal?
Armindo Araújo: O Rali de Portugal correu-me muito bem, desde o inicio. Preparamos muito bem este rali, durante a prova nunca tivemos problemas e tivemos sempre uma estratégia bem definida desde o primeiro ao ultimo minuto e conseguimos colocar pressão nos adversários na hora certa e ao mesmo tempo defender o carro nos momentos chave e isso traduziu-se num bom resultado final.
JPN: O 9º lugar da geral corresponde às expectativas?
Ficou muito acima das expectativas. Quando preparamos o Rali de Portugal tinhamos em mente vencer o grupo N e ficar no top 10 da geral por isso este é um resultado muito acima do esperado.Estou muito orgulhoso daquilo que consegui fazer e muito orgulhoso de ter vencido o rali de portugal (produção).
JPN: O facto de ter existido tantos acidentes significa que a prova portuguesa é das mais difíceis do Mundial?
O Rali de Portugal é uma prova muito exigente mas, ao mesmo tempo, de uma grande qualidade. Nenhum resultado é seguro e tudo pode acontecer até ao ultimo minuto e até ao ultimo metro e isso verificou-se no ultimo troço em que desistiram dois carros da frente. Mas nós tivemos a estratégia ideal para este rali.
JPN: Mas a quantidade de acidentes que houve pode significar que muitos pilotos descuraram a preparação para a prova?
AA: Não. Este é um rali muito exigente e todos os pilotos tinham muita ambição para esta prova e muita vontade de vencer. Quando assim é, existe muito pressão muito grande o que leva a que sejam cometidos alguns erros.
JPN: O Rali de Portugal tem condições para se manter entre as provas fixas do WRC?
AA: Muito honestamente o Rali de Portugal é o melhor rali do campeonato do mundo, sem dúvida alguma. Já o tinha dito antes da prova deste ano e agora volto a afirmá-lo com toda a certeza.
JPN: O que acham os pilotos do traçado português?
AA: Todos gostam muito desta prova. É um rali muito bem organizado com provas especiais fantasticas, uma localização óptima, portanto se a prova portuguesa nao continuar no campeonato do mundo é apenas por questões politicas porque em relação à organização e á qualidade da prova não há nada a apontar.
JPN: Loeb conquistou as 4 etapas já disputadas. É possível alguém vence-lo?
AA: Vai ser dificil. O Loeb está muito forte, a Citroen está muito forte mas o campeonato ainda é longo e acredito que a Ford vá tentar dar a volta à situação, mas tem um árduo caminho pela frente.
JPN: O que se torna mais dificil de bater? A qualidade do piloto, o carro…
AA: É o conjunto. Quando o piloto é bom, a equipa é boa e o carro é bom torna-se complicado bate-los. Neste momento o Loeb está muito forte e a Ford vai sentir muitas dificuldades em passar para a frente.
Lider do Mundial de Produção
JPN: Venceu na produção e lidera o mundial. Chegar ao final do mundial em 1º é agora o objectivo principal?
AA: Vontade não falta mas sabemos que vai ser uma tarefa muito difícil, a concorrência é muito forte, mas vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para manter esta posição e chegar ao fim na liderança do PWRC é um objectivo para o qual vamos trabalhar muito.
JPN: O Patrik Sandell é o seu principal concorrente pelo PWRC?
AA: É um dos principais e um dos mais fortes e vai ser uma luta acesa ate ao fim.
JPN: Quando é que vamos ver o Armindo Araújo a lutar em definitivo pelo WRC?
AA: Isso é muito difícil. Os valores para o WRC são muito altos. Portugal neste momento não tem condições para colocar nenhum piloto no campeonato do mundo de ralis. O que fizermos terá de ser muito bem feito e para já a aposta mais acertada será continuar lutar no grupo N.
JPN: Sonha um dia conquistar o WRC?
AA: Sim, mas temos de ter as condições para tal. Quando vemos que não existem condições para dar esse passo não há nada que possamos fazer.
JPN: Com esta vitória poderá obter mais apoios e depois sim pensar em passar definitivamente para o WRC?
AA: Sim, pode ser vantajoso. Vou fazer de tudo por isso mas estamos muito conscientes das nossas dificuldades, vamos trabalhar muito e tentar arranjar mais apoios mas as coisas não estão fáceis.
JPN: Decidiu correr com o Mitsubishi Evo IX em detrimento do Evo X. A aposta é para manter?
AA: O Mitsubishi Evo IX é um carro que está muito testado e como tal dá-nos mais garantias de sucesso e estabilidade. Neste momento está previsto fazer as duas próximas corridas com o evo ix.
JPN: Onde vamos poder ver o Armindo correr nós próximos tempos?
AA: Em Maio, vou correr em Itália no Rali da Sardenha e, em Junho, vou participar no Rali da Grécia.