Um grupo de investigadores da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC) pretende descobrir quais os benefícios do exercício físico no combate das doenças cardíacas.

Iniciado em 2005, o trabalho procura desvendar “qual o papel do exercício na forma como o músculo do coração produz energia. Queremos tentar perceber quais a vantagens do exercício contra os danos as doenças (cardíacas) e de alguns medicamentos e outros compostos que têm um efeito tóxico a nível muscular”, explica ao JPN Paulo Oliveira, do Centro de Neurociências e Biologia Celular no Departamento de Zoologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

O estudo, dividido entre as três instituições de ensino superior avança como hipótese de que “o exercício consegue modelar a forma como as células produzem energia de modo a que haja possibilidade a proteger a função mitocondrial de agressões externas”, como diz Paulo Oliveira.

Segundo o investigador, a investigação pode ser alargada a outras áreas de investigação porque “este modelo de exercício pode ser usado para estudar vários tipos de patologia. Podemos estender este estudo a outros órgãos, como o cérebro. Será que o exercício é vantajoso a nível da mitocôndria no cérebro? Isto é algo que pouca gente ou ninguém explorou. Por isso é que digo que este estudo nunca vai ter fim”, remata.