O Festival Internacional de Curtas-Metragens do Porto está de regresso e quer transformar o Museu Nacional Soares dos Reis num espaço de “intrusão de conhecimento”.

Depois de, no ano passado, o auditório do Círculo de Cultura Católico dos Operários do Porto ter acolhido o festival, este ano o museu foi o local escolhido para o evento, que se realiza de 10 a 14 de Junho. “As excelentes instalações” e o espaço ao ar livre, onde, de resto, se vão realizar “várias actividades culturais” foram os motivos que levaram a organização a eleger o museu, salienta o director do festival, Francisco Ávila.

A outra grande novidade da 2.ª edição vai para a competição Videoclip musical. Este novo concurso nasce da intenção de contrariar a segmentação em “grupinhos diferentes” dos amantes do cinema e da música.

As competições de curtas-metragens nacionais e internacionais voltam a realizar-se. A organização do festival vai apostar também em concertos e, até, em intervenções de circo.

“O objectivo é que as projecções, os concertos de música e outras intervenções artísticas se realizem todas no mesmo espaço para fomentar uma intrusão de conhecimento”, explica Francisco Ávila.

De todo o mundo para o Porto

O projecto é aberto a todos os entusiastas da Sétima Arte. Os interessados devem enviar os filmes até 5 de Maio. O ano passado a adesão superou as expectativas, por isso a edição de 2009 promete participantes de todo o mundo.

“Este ano estamos com muitos inscritos. Ainda agora recebi um filme do Irão. Já temos inscrições da Malásia, Irão, Israel, Canadá, Estados Unidos e até de quase todos os países da Europa”, enumera Francisco Ávila.

A inscrição de películas na competição e as entradas para todas as projecções e actividades são gratuitas. Este “é um evento oferecido à cidade do Porto”, remata o director do festival.