A equipa do pólo da Guarda da Associação Portuguesa das Crianças Sobredotadas (APCS) foi uam das vencedoras da 16.ª edição do “Fire-Fighting Home Robot Contest”, concurso que decorreu entre 4 e 5 de Abril, nos Estados Unidos. A equipa portuguesa foi a melhor das seis que competiram na categoria “walking kit division”

O “Fire-Fighting Home Robot Contest” é uma competição anual que reúne dezenas de equipas de vários países. O objectivo é construir um robô que consiga, no menor espaço de tempo possível, percorrer um pequeno labirinto que simula as diferentes divisões de uma casa, encontrar uma vela e apagá-la.

Tiago Caldeira, o membro mais velho da equipa portuguesa com 21 anos, explicou ao JPN, que na categoria em que participaram, “os robôs têm patas e não há contacto com o chão por intermédio de rodas”, para além de que, depois de apagar a vela, “os robôs devem regressar ao ponto de partida”. Acabado de chegar dos Estados Unidos com o resto da equipa, Tiago sublinhou a importância da conquista, sobretudo porque “foi a primeira vez que participámos”.

O robô da APCS-Guarda foi o único a apagar a vela duas vezes em três tentativas. A mesma equipa, constituída por cinco pessoas, ganhou, em 2008, o Concurso Nacional Robô Bombeiro, nas categorias “standard” e “com pernas”, competição organizada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda.

Em declarações à Lusa, Nabais Caldeira, presidente da APCS, disse que o triunfo serviu para “esquecer o grande cansaço de uma longa viagem”, compensando, assim, o “empenho dos últimos três meses”.