O “SketchCrawl” é uma maratona de desenho livre que decorre, este sábado, em 95 pontos do globo em simultâneo.

João Brandão é estudante de Artes Digitais e Multimédia na Escola Superior de Artes e Design (ESAD) e é o mentor da iniciativa no Porto. “Este movimento é uma partilha de experiências, técnicas, ideias, interesses e objectivos à volta da temática do desenho”.

Para o estudante, “a cidade do Porto tem um património fantástico” e, nesse sentido, todos os “sketchers” “adorariam poder esboçar a cidade”. A mais valia desta maratona passa pela “partilha de experiências”. “juntando pessoas interessadas em desenhar poderemos partilhar, pontos de vista, ideias e desenhos com centenas de pessoas espalhadas que estão em todo o mundo a desenhar no mesmo dia”, diz João Brandão.

Início do “SketchCrawl”

O “SketchCrawl” foi criado por um artista americano, Enrico Casarosa. O artista vive em São Francisco e teve a ideia de juntar um grupo de amigos e andarem pelos parques, ruas emblemáticas, locais de interesse a desenhar a cidade, as pessoas, as paisagens.

A inscrição não é obrigatória, pelo que João Brandão não tem “uma resposta matemática” para o número de participantes. “Irão participar entre dez a vinte pessoas, mas poderão ser muitas mais. É algo que não irei conseguir prever e que também faz parte desta ideia o factor surpresa. Tanto podem ser seis como quarenta”, adianta o estudante.

A “maratona” arranca por volta das 14 horas. O local de encontro é na Ribeira do Porto (junto à escultura do Cubo) e a participação é gratuita.