O Governo pretende ver concluída, até final de 2009, a requalificação de cem escolas secundárias. O projecto prevê um investimento total de mais de 2 mil milhões de euros.

O objectivo foi anunciado esta segunda-feira por José Sócrates, durante a apresentação, no Porto, da primeira fase do Programa de Modernização do Parque Escolar. Acompanhado pela Ministra da Educação, o primeiro-ministro reforçou a necessidade do investimento na educação para “combater a crise”.

“Ninguém discute que o investimento na educação é, porventura, aquele que é mais importante no nosso país. A melhor forma de combater a crise é apressar o nosso programa, para dar oportunidades de emprego a portugueses mas também dar oportunidades de actividade a muitas PME’s”, destacou o primeiro-ministro, sobre “o maior investimento das últimas décadas” na área da educação”.

Já Maria de Lurdes Rodrigues salientou que a requalificação das escolas possibilita condições de funcionamento há muito exigidas pelas instituições: “Estamos a proporcionar aquilo que há de melhor no país, ao nível da arquitectura, da engenharia, repondo condições de funcionamento que eram há muito desejadas e que estão, finalmente, em vias de concretização”,

Para a Ministra da Educação, a aposta na modernização das escolas permite mostrar as “competências existentes que muitas vezes estão escondidas na sala de aula”, o que as torna “mais ricas no trabalho realizado e na memória desse trabalho”.

Aurélia de Sousa: “um exemplo do que é feito em todo o país”

O projecto do governo foi apresentado durante um périplo que levou José Sócrates e Maria de Lurdes Rodrigues a vários estabelecimentos de ensino na cidade do Porto. A primeira paragem registou-se na Escola Secundária Aurélia de Sousa – cuja requalificação representou um investimento de 8,5 milhões de euros -, onde os dois governantes apalparam o pulso às obras de remodelação em salas e laboratórios da Ala Norte do estabelecimento.

Na opinião de José Sócrates, a Escola Secundária Aurélia de Sousa representa um “exemplo” do que o Programa de Modernização do Parque Escolar “realiza em todas as escolas secundárias do país”. Na intervenção que realizou neste estabelecimento de ensino, o primeiro-ministro realçou que, ao mesmo tempo que se mantêm “os traços históricos desta escola, moderniza-se a Aurélia de Sousa”, garantindo-se uma “transição para uma escola digna do século XXI”.

Para além da Escola Aurélia de Sousa, o “roteiro” incluiu ainda as escolas secundárias Carolina Michäelis e Rodrigues de Freitas, para além do Conservatório de Música do Porto.