Os veteranos Xutos & Pontapés já têm lugar assegurado na Queima das Fitas do Porto 2009. A banda lisboeta sobe ao palco do Queimódromo a 7 de Maio, confirmando a tendência verificada ao longo dos últimos anos.

Num ano em que celebra trinta anos de carreira, os Xutos prometem muitas novidades ao público portuense. Em entrevista ao JPN, Zé Pedro, guitarrista e fundador da banda, mostra-se “entusiasmado” com a presença em mais uma edição de Queima das Fitas do Porto, referindo-se a esta como “um dos eventos mais importantes do género, em Portugal”.

No espetáculo, que promete ser “totalmente novo”, a banda irá tocar, “se não a totalidade”, pelo menos 10 novas canções, todas elas retiradas de “Xutos & Pontapés”, o álbum homónimo que assinala o trigésimo aniversário do grupo.

Por tudo isto, Zé Pedro perspectiva que a actuação no Porto “vai ser memorável”. Nesse sentido, estão asseguradas melhorias “a nível cénico”, em relação a actuações anteriores.

Cartaz com mais novidades

Para além dos nomes já confirmados pelo JPN, juntam-se agora ao cartaz da Queima das Fitas portuense algumas novidades. A David Fonseca e Rui Veloso, ambos repetentes nas lides do Queimódromo, caberá abrir e fechar, respectivamente, a festa dos estudantes portuenses.

Logo na abertura da Queima, na madrugada de 3 de Maio, David Fonseca partilhará o palco com Rita Redshoes – que se estreia a solo três dias depois a 6 de Maio -, que o acompanhou no concerto do ano passado. Já a 9 de Maio, Rui Veloso terá a responsabilidade de fechar o Queimódromo deste ano juntamente com os Per7ume, adivinhando-se um dueto para o single “Intervalo”.

Recorde-se a lista de nomes já confirmados para mais uma edição da Queima das Fitas do Porto: Skeezos, Blind Zero e David Fonseca (madrugada de 3 de Maio); Deolinda (4 de Maio); Rita Redshoes e Pedro Abrunhosa (6 de Maio); Klepht e Xutos & Pontapés (7 de Maio); Per7ume e Rui Veloso (9 de Maio). Buraka Som Sistema, Expensive Soul e Da Weasel são outros dos nomes falados para o cartaz deste ano.