A inauguração das renovadas instalações da empresa municipal CidadeGaia – Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) serviu, esta quarta-feira, de mote para um balanço dos vários projectos de requalificação de Gaia, mas também como apresentação de novos projectos.

O PSD e as europeias

Quando questionado pelos jornalistas acerca da escolha de Paulo Rangel como cabeça de lista do PSD para as eleições europeias, Luís Filipe Menezes não quis adiantar comentários, ressalvando que também “é importante conhecer toda a equipa”. No entanto, lamentou não ver outras personalidades envolvidas, referindo-se a Francisco Pinto Balsemão. Avançou ainda que vai ser “contido” nas críticas internas ao partido.

O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes anunciou um novo futuro para a rua Guilherme Gomes Fernandes, uma paralela da marginal ribeirinha. A futura reconversão da artéria passa por cobri-la, transformando-a num “centro comercial coberto”.

A construção de habitações de cariz social, o futuro Cais Cultural de Gaia, o teleférico que vai unir a ponte D. Luís I à zona ribeirinha e a reabilitação da zona da Calçada da Serra, onde irá nasceu o Museu do Cinema e do Teatro, foram outros projectos referidos pelo autarca.

Luís Filipe Menezes destaca a “força da iniciativa privada” nestas iniciativas, com a sua “a lógica e dinâmica imparáveis”.

Adiantou, ainda, que no futuro vão existir “outro tipo de metas”, baseadas em três grandes pontos de interesse para um modelo de sociedade do Centro Histórico de Gaia: sustentabilidade, solidariedade e competitividade.