O Porto recebe, a partir desta quinta-feira, o I Encontro da Sub-rede de Fundações com responsabilidades ao nível da juventude. O objectivo é trabalhar as questões da criatividade e da inovação ligadas ao emprego “porque hoje é a grande área de dificuldade em termos de política de juventude”, disse ao JPN Maria Geraldes, directora da Fundação da Juventude.

Nesse sentido, o grande objectivo do encontro no Porto é que as Fundações comecem a trabalhar em rede para que seja possível “criar oportunidades de estágio, formação e emprego nos diferentes países da União Europeia”, adianta Maria Geraldes.

Para além da Fundação da Juventude, o encontro vai contar com a presença de fundações da Turquia, Hungria, República Checa, Polónia, Alemanha, Roménia, Espanha e Eslováquia. “São aqueles mais activos em termos de políticas de juventude e são, talvez, as fundações mais fortes”, afirma Maria Geraldes.

Estas reuniões pretendem visitar países com boas práticas na área da juventude. Para o encontro inaugural, Portugal foi escolhido “porque somos a fundação mais antiga e com mais experiência a nível europeu”, diz a Directora.

Vinte anos de Fundação da Juventude

Com vinte anos de existência, a Fundação da Juventude portuguesa “é a que tem mais actividade de forma transversal e em multidisciplinaridade. Não somos especializados num sector, mas em multissectores. Estas fundações vêm agora ao Porto aprender e conhecer melhor os nossos projectos e as nossas dinâmicas”, descreve a directora do organismo.

Perspectivando já o encontro do próximo ano, Maria Geraldes espera que outras fundações sigam o exemplo da portuguesa e se ofereçam para receber o encontro. Se tal não acontecer “a Fundação da Juventude está de braços abertos para renovar o convite para este encontro”.