Que os Blasted Mechanism costumam mudar de imagem sempre que lançam um álbum não é novidade para ninguém. Mas desta vez, a ideia foi levada aos limites. A partir do álbum “Mind at Large” é possivel aceder a uma nova realidade. Basta ter a capa do cd, que possui símbolos interactivos, ligar uma webcam e aceder ao site da banda. A aplicação permite então visualizar os fatos de cada elemento do grupo, filmados em 3D e associados ao som do seu instrumento.

Frederico Ferreira, da empresa NIXFUSTE, desenvolveu a tecnologia em parceria com as ideias da banda, conseguindo assim uma ferramenta nunca antes aplicada num cd. A inovação reside sobretudo na digitalização em 3D, associada ao controlo de volume do som.

A interface surgiu da vontade de “chegar aos fãs de uma forma mais eficaz”, refere Frederico Ferreira. “Acredito que as pessoas vão pensar nos discos e no mercado com uma nova perspectiva”, refere.

Inspirados em temas ligados à geometria sagrada e à matematica, os novos fatos foram “os primeiros a serem construídos de raiz pelos Blasted”, refere o vocalista, Guitshu. Ao longo do processo de concepção, a banda contou ainda com a ajuda de artistas para materializar as suas ideias, nomeadamente da empresa Oficina Rebrinca, que desenvolveu as máscaras e as formas geométricas.

De resto, a reutilização de materiais esteve na base das novas criações, que Guitshu caracteriza como “luminosas”.

Certo é que a nova imagem parece convencer os fãs dos Blasted Mechanism. Só nas primeiras 24 horas em que o álbum esteve à venda, cerca de 2500 pessoas acederam ao site, o que, para Frederico Ferreira , representou uma recompensa pelos “longos meses de trabalho”. O conceito de realidade aumentada deverá ser transmitido em breve para os telemóveis.