O “Camião da Matemática” chegou esta quinta-feira ao Porto e, durante dois dias, pretende ajudar os alunos do ensino básico e secundário da cidade a aprender mais sobre a ciência dos números.

“Brincar” com os números através de actividades interactivas e responder a desafios matemáticos são algumas das propostas que se colocam aos passageiros do “Camião da Matemática”. Tudo com o objectivo de “desmistificar a Matemática, tanto no ensino como na aprendizagem”, reflecte Bruno Magina, monitor do projecto concebido pela Universidade de Aveiro (UA), com o apoio da Caixa Geral de Depósitos e do Ministério da Educação

Uma vez dentro do camião, “os jovens começam por conhecer o novo site” da iniciativa. “Têm ainda uma mesa com actividades experimentais. Por fim, trabalham num software muito especial, desenvolvido pela UA, que trabalha com um modelo gerador de questões”, descreve Bruno Magina.

O Porto é então mais um ponto no roteiro de um projecto que, desde Janeiro, percorre o país de norte a sul para ajudar promover o gosto pela Matemática entre os mais novos. Na hora de fazer as contas, Bruno Magina soma o “sucesso” e a “grande aceitação” do projecto, para chegar a um balanço “muito positivo”.

Até ao dia 19 de Junho, o “Camião da Matemática” vai passar pelos 18 distritos do país e chegar a mais de 38 mil jovens. A próxima paragem será em em Aveiro, nos concelhos de São João da Madeira e Murtosa.