Carlos Aguiar, professor convidado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi recentemente distinguido com a edição 2009 do “Australian International Design Award”, pelo projecto de design da garrafa portátil de gás propano CoMet.

Mais fáceis de transportar e com uma ergonomia que as distingue dos modelos tradicionais, estas garrafas inovadoras (designadas, internacionalmente, como “snap and go”) “foram feitas para serem mais agradáveis à mão e para não a magoarem”. São também “muito fáceis de manobrar e não enferrujam. São mais seguras, económicas e leves”, explica Carlos Aguiar ao JPN..

“Em Portugal, as garrafas estão a ser comercializadas – com o nome de K6 e K11 – pela Repsol. “Mas estamos, por exemplo em muito mais mercados com garrafas que pertencem a esta família. Essas garrafas são diferentes, de acordo com o país”, explica o engenheiro mecânico.

Prémio é “mensagem para as empresas nacionais”

Autor do primeiro projecto de design português a ser distinguido com um prémio de design no continente australiano, Carlos Aguiar encara o galardão como uma “mensagem para as empresas nacionais”. “Os empresários devem compreender que realmente têm que utilizar o design porque, quando o fazem, geralmente têm sucesso”.

A sucessora da Pluma

Distinguida com vários prémios internacionais de design desde o seu lançamento, a garrafa portátil de gás pertence à família de garrafas de tecnologia compósita (metal e fibra de vidro) desenvolvidas pelo INEGI , e pela da Amtrol-Alfa. A parceria revolucionou o mercado quando apresentou a proposta da garrafa Pluma da GALP.

“Nós tínhamos que estar presentes noutros mercados e as dimensões da Pluma não os serviam. Portanto, nós fizemos outra garrafa para dar resposta a outras necessidades, nomeadamente noutro tipo de válvulas”, justifica Carlos Aguiar.

De resto, as comparações entre os dois projectos é inevitável. “Não é que a Pluma fosse má e que esta seja melhor. Esta é diferente, porque foi feita com outras necessidades”, reforça o investigador ligado ao Design Studio da FEUP e à área focal EDAM do programa MIT Portugal.

Natural do Porto, Carlos Aguiar é licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP e mestre em Desenho Industrial pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). A leccionar no Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, Carlos Aguiar já tinha sido o primeiro português a receber os prémios Design Plus (Frankfurt), Red Dot (Essen) na Alemanha, Good Design (Chicago) nos EUA, e “Good design G-Mark” no Japão.