Uma cerimónia de homenagem aos funcionários mais antigos foi a maneira encontrada pelo Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto para celebrar, esta sexta-feira, o 35.º aniversário da instituição.

O actual presidente do Conselho de Administração, Laranja Pontes, realça o trabalho realizado ao longo destes anos, o que permitiu fazer do IPO o “maior prestador de cuidados de saúde de oncologia português, credenciado e certificado por organizações estrangeiras como excelente em qualidade”.

O IPO

O Instituto Português de Oncologia do Porto está situado na limite norte da cidade do Porto, na Asprela, freguesia de Paranhos. O professor Francisco Gentil foi o grande dinamizador do instituto, vocacionado para o estudo do Cancro, criado em 1923.

O primeiro director da instituição, José Guimarães dos Santos, mostra-se satisfeito. “Estava à espera que se tornasse na instituição que é hoje, sonhava que o IPO fosse um instituto de referência a nível europeu e mundial e é nisso que no fundo se transformou.”

Terá sido o “entusiasmo da motivação profissional” de todos os trabalhadores que transformaram o IPO naquilo que é hoje, sublinha José Guimarães dos Santos. “O Porto e o país devem muito a estes colaboradores.”

Acompanhar a sociedade e apostar na investigação devem ser, para José Guimarães dos Santos, as prioridades do IPO. “O instituto tem de se adaptar ao mundo moderno, os doentes são mais exigentes, e é sobretudo na área da investigação que o instituto deve apostar fortemente para garantir que estamos actualizados e a prestar os melhores cuidados.”