O primeiro curso de formação geral em voluntariado chega, nos dias 18 e 19 de Abril, à Casa Tait, junto ao Palácio de Cristal, no Porto. A iniciativa é da Associação de Voluntariado Universitário (VO.U.) em parceria com a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (AEICBAS).

De acordo com Miguel Duarte, presidente da VO.U., o curso “é o primeiro passo no processo de integração dos voluntários.” “Os temas são vários: a condição de ser voluntário do ponto de vista legal, o voluntariado com crianças, com a terceira idade e o voluntariado num contexto de catástrofe. Tentamos abordar o maior número de temas possíveis no mais curto espaço de tempo”, esclarece Miguel Duarte.

O “espírito humanista” e a “perseverança” são, segundo o presidente da Associação de Voluntariado Universitário, as características mais importantes de um voluntário. Miguel Duarte refere ainda ao JPN que o número de jovens estudantes que se dedicam aos projectos voluntários é elevado. “No entanto, achamos que não há grande facilidade de acesso e divulgação do processo de integração nas instituições a que os estudantes se podem dirigir para fazer voluntariado”, acrescenta.

As inscrições para o curso terminam esta sexta-feira. “Atingimos quase o valor máximo que tínhamos programado para a formação, portanto a adesão está a ser óptima”, remata Miguel Duarte.