Três anos após o lançamento de “Puta Vida Merda Cagalhões”, a canção na qual Nel Monteiro teceu críticas à Casa da Música afirmando que esta “não tem nada no Porto” e é “um insulto a quem não tem um minuto de conforto”, o artista mantém a posição negativa perante a instituição.

Contactado pelo JPN numa altura em que se celebram os quatro anos da “casa de todas as músicas”, Nel Monteiro apresentou as “cinco razões” pelas quais diz estar “contra o projecto Casa da Música”: “não é um bem necessário a nível nacional, o Porto tem outras carências prioritárias”, o estilo arquitectónico “não tem nada a ver com aquela tradicional Rotunda da Boavista”, as instalações para deficientes são insuficientes (“é um insulto a quem precisar de uma cadeira de rodas ter de andar de muletas”) e “se o valor do projecto inicial já foi um exagero, houve mais aquela derrapagem de uns bons milhões”, enumera.

“Na minha opinião, só depois da cidade do Porto deixar de ter tantas zonas degradadas e tanta gente a precisar de ajuda, é que então se daria luz verde para levantar aquele projecto, mas, nunca no lugar onde está. Numa zona industrial sim”, sugere o cantor.

“Não é por acaso que o país se encontra da mesma forma que o encontrou há cerca de 80 anos o Dr. Oliveira Salazar. Gastamos o que temos e o que não temos e ainda o que se calhar nunca mais poderemos pagar em projectos desnecessários, pelo menos por enquanto, e onde deveríamos gastar, não gastamos”, acrescenta Nel Monteiro.

Apesar de dizer que não tem queixas da Casa da Música – “nunca me fez mal” – Nel Monteiro dá voz àquela que diz ser a opinião de outros artistas portugueses. “O que a maior parte dos meus colegas me dizem” a instituição não é “um bem muito necessário para os músicos, artistas, actores e outras profissões ligadas à música nacional”.

O JPN tentou contactar a Casa da Música para obter uma declaração às críticas de Nel Monteiro, mas não obteve qualquer resposta.