A eurodeputada Ilda Figueiredo vai questionar a Comissão Europeia sobre a rejeição das candidaturas que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) apresentou ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).
As propostas passam por melhorar o equipamento do hospital veterinário, reconverter o bloco de biotecnologia e da escola de enfermagem e construir um pavilhão desportivo.

A eurodeputada, que a 14 de Abril reuniu com os vice-reitores da UTAD, afirmou ao JPN não compreender a falta de investimento nas áreas do ensino e da investigação.

“Não é admissível que o Governo tenha rejeitado candidaturas que, por exemplo, pretendem equipar um hospital de tratamento de animais que foi também construído com apoios comunitários e que tem hoje condições ímpares para o apoio ao desenvolvimento da investigação e da fixação de investigadores nesta região”, refere.

A cabeça de lista da CDU às eleições europeias critica a falta de investimento público, numa altura “em que este é fundamental para combater a crise” e “em que a própria Comissão Europeia diz haver possibilidades de aumentar e facilitar a atribuição de fundos comunitários”.

Ilda Figueiredo, lamentando o investimento geral no sector privado, acusa o Governo de uma atitude “discriminatória” relativamente à UTAD, por esta se encontrar numa região do interior e por se tratar de uma instituição pública.

A eurodeputada defende ainda a continuação dos três pólos da UTAD: Chaves, Miranda do Douro e Vila Real, que diz estarem em perigo devido à “visão economicista do Governo”.