A partir desta segunda-feira, as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2009 (CNU’09) vão trazer às cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia mais de 2000 atletas universitários de todo o país. Organizado pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP) e pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), o evento reúne pela primeira vez – no mesmo local e em simultâneo – as dezasseis modalidades em competição nos CNU.

Até sábado, 25 de Abril, trinta equipas de dezoito instituições de ensino superior vão bater-se em catorze pavilhões de Vila Nova de Gaia e do Porto. Em competição nos CNU’09 vão estar 70 títulos nacionais universitários nas seguintes modalidades: Andebol, Atletismo, Badminton, Basquetebol, Esgrima, Futebol de 11, Futsal, Hóquei em Patins, Squash, Ténis, Ténis de mesa, Tiro com Arco, Voleibol, Voleibol de Praia e Xadrez.

Cerimónia de abertura junta personalidades

Os CNU 2009 começam esta segunda-feira, dia 20. A cerimónia de abertura vai-se realizar, pelas 19 horas, no Pavilhão Municipal de Gaia e vai contar com a presença do Secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, do Presidente do Politécnico do Porto, Vítor Correia Santos e do Presidente da Câmara Municipal de Gaia, Luís Filipe Menezes. Presente estará ainda o ex-atleta olímpico no salto à vara Nuno Fernandes, agora Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos.

Sobre a aposta em Vila Nova de Gaia, concelho onde se localizam doze dos pavilhões, Pedro Esteves explica que se trata do “município na área Metropolitana do Porto com as melhores condições, melhores acessos para receber mais de 2000 atletas durante cinco dias”. “Estamos a falar de mais de uma dezena de instalações desportivas”, recorda.

Paralelamente à vertente desportiva, os CNU 2009 incluem também um programa cultural organizado em parceria com a Câmara de Gaia. Para além de várias actividades nocturnas, o “cartaz” inclui visitas à Fundação Serralves, Parque Biológico de Gaia, Convento Chorpus Cristhi, Solar dos Condes de Resende, entre outros locais.

UP parte como favorita

Inserida no lote das instituições favoritas à vitória final nos Campeonatos Nacionais Universitários a Universidade do Porto marcar presença na competição através de 130 atletas distribuídos por treze modalidades. Andebol Feminino, Atletismo, Badminton, Basquetebol Feminino, Esgrima, Futsal, Hóquei em Patins, Squash, Ténis, Ténis de Mesa, Voleibol de Praia serão os desportos em que a universidade se fará representar.

Aposta no desporto universitário

Num ano em que os CNU ganham uma dimensão inédita, Pedro Esteves apela ainda ao investimento no desporto universitário por parte dos presidentes de todos os politécnicos e reitores das diversas universidades, públicas e privadas. “Devem ver o desporto como uma mais-valia e como um elemento diferenciador no desenvolvimento social”, realça.

Apesar de Portugal ainda não ser uma potência do desporto universitário, Pedro Esteves acredita que esta é uma “realidade” que pode vir ter “tanta ou mais força que muitas modalidades no nosso país”. E já agora, “porque não, não só chegar apenas ao nível da França ou Alemanha mas chegar ao grande exemplo mundial que existe do desporto universitário que é os Estados Unidos…”.